Joel Gomes Teixeira é natural de Irati – PR, nasceu em 23 de julho de 1952 e é filho de Hilda Gomes Teixeira e deJoão da Luz Teixeira. Iniciou seus estudos na escola da Vila São João e na Posto Agropecuário (antigo Fomento Agrícola de Irati). Em 1964, ingressou no Colégio São Vicente de Paulo onde cursou o científico e concluiu o curso técnico em contabilidade.
O gosto pela literatura veio através da professora Diva Gaspar Teixeira, que incentivava a criação de textos baseados nas leituras que fazia, muitas vezes, de forma dramática. Depois, no colégio São Vicente de Paulo, professores extraordinários de língua portuguesa como os padres Tarcísio e Marcelo Mota Carneiro, aprimoraram seu gosto pelas letras. Foi uma análise feita pelo Padre Tarcísio sobre a poesia As Pombas de Raimundo Correia que deflagrou em Joel a emoção para rabiscar seus primeiros escritos. No mesmo ano, participou de seu primeiro concurso de contos promovido pelo colégio com o texto O Poste e as Magnólias.
A partir de então, tudo virou inspiração para suas crônicas, que se perderam ao longo do tempo. Em 2002, participou do livro Histórias Populares da Vila São João, produzido pelo CAIC da Vila. Em 2006, conseguiu o segundo lugar no concurso de aniversário de Irati com o texto Uma carta para minha Irati, integrando o livro editado na ocasião. Também publicou crônicas nos jornais locais Folha de Irati e Hoje Centro Sul.
Em junho de 2009, ingressou no site Recanto das Letras. Conta atualmente com 703 textos, publicados dentre os quais crônicas, contos, prosas poéticas e algumas poesias, e contabiliza incríveis 45.858 leituras com muitos comentários positivos sobre o seu trabalho.
Dessa forma, seus textos saíram dos limites da cidade e tornaram necessária a edição de um livro. Curiosamente, o saudoso professor José Maria Orreda sempre acreditou que Joel “faria um livro de crônicas geniais, a memória de nossa Vila, berço de Irati". Para ele, os textos de Joel sempre engrandeceram a paisagem humana da cidade.
E foi assim, através do estímulo e apoio irrestrito dos amigos do autor, que este livro chegou às mãos do leitor, cheio da linguagem coloquial de um poeta e prosador que enaltece a literatura do Paraná.
Confira mais de seus textos na página Iratiense Thuto Teixeira, no site Recanto das Letras.