Nos Meus Verdes Anos é uma obra que transmite expressões poéticas manifestadas na juventude do autor. Portanto, é um livro para jovens porque foi escrito por um jovem, mas que pode ser folheado por pessoas maduras que nele encontrarão, de certo, suas lembranças juvenis.
Com esta noção, o autor torna público – sessenta anos depois de escritos – seus primeiros poemas, com o desejo de que eles sejam recebidos com a necessária ponderação de que foram produtos de um jovem encantado pela vida, conduzido inebriado pelo aroma do perfume de Afrodite à imensidão da força do amor.
A visão dos jovens de hoje não é idêntica à dos jovens de anos passados. Estes eram mais românticos, sonhavam com o amor profundo, tinham as mulheres como de sexo frágil. Os de hoje são mais práticos, buscam o prazer em todos os sentidos, têm as mulheres em pé de igualdade. Não que sejam antagônicos, mas que olham o mundo por outras perspectivas. Mesmo assim, são jovens e como tais são sonhadores, daí estas palavras poderão alcançá-los.