Se houve fatores que moldaram a história humana, dois deles, além de moldarem, também a mudaram: o comércio e o dinheiro.
O primeiro nasceu da natural vontade humana de querer aquilo que não tem, geralmente um recurso natural ou um derivado deste produzido por outrem. Diferentes grupamentos humanos, com diferentes necessidades, logo perceberam que trocar mercadorias era algo interessante que poderia melhorar suas condições de vida.
A consequência natural disso foi o dinheiro, pois o simples de trocar coisas cada vez mais diferentes mostrou-se bem difícil.
O crescimento do comércio e do dinheiro permitiu que cada vez mais pessoas desfrutassem de uma liberdade até então desconhecida, pelo menos no tempo de que se ocupa este escrito, isto é, do início da Idade Média até 1914. Esses fenômenos originaram a maior revolução humana: a Revolução Industrial.
O presente livro aborda não só esse desenvolvimento econômico como também as reações humanas a ele e seus complicados desdobramentos, que trouxeram novas revoluções; estas não mais tecnológicas, e sim políticas.