Sergio Augusto Fanzeres da Silva tem 63 anos e é carioca, pai de três filhas e avô de quatro netos. Depois de dedicar boa parte de sua vida profissional à aviação naval e civil, passou a pilotar novos caminhos pelas estradas Brasil afora.
É presidente do Niterói Jeep Clube (NJC) desde 2012 e organiza cerca de quatro passeios anuais a associados e convidados, além de viagens para levantamentos de trilhas e grandes expedições nacionais e internacionais.
Conheceu o Jalapão, Pantanal, Atacama e até o Ushuaia numa memorável viagem que percorreu 15.000 km em 2016 e virou história no primeiro livro do autor: Expedição Ushuaia – Construindo o próprio sonho (2017).
As expedições requerem um longo período de planejamento e preparação, incluindo a avaliação sobre o percurso e suas alternativas, a logística para alimentação e acomodação, a legislação de diferentes países, os custos e o perfil de participantes. Nos últimos dez anos, essas aventuras têm atraído um público médio de oito carros e 16 viajantes, sendo que a mais numerosa foi justamente a Expedição Desafio Andino, uma das viagens contadas neste livro, que na época reuniu 15 carros e nada menos que 30 pessoas.
Ao longo dos anos, Sergio foi aproximando o NJC da Defesa Civil para ofertar apoio em situações de calamidade (em enchentes, por exemplo). Como participante do Núcleo de Defesa Civil Comunitária do Rio de Janeiro (NUDEC), ele viabilizou oportunidades de capacitação de voluntários com cursos de primeiros socorros, salvamento em altura, transporte de feridos e treinamentos de direção 4x4, liderança, sinalização para helicópteros, rádiocomunicação em emergências, entre outros. É também radioamador e voluntário na Rede Nacional de Emergências.