Queria ser professora desde os 5 anos. Aos 9, alfabetizou a lavadeira de casa. De lá para cá, nunca parou nem desistiu, apesar de saber das dificuldades da profissão. Ainda na faculdade, fez trabalho voluntário com crianças órfãs.
Formou-se em Pedagogia em 1983 pela Universidade Católica de Salvador e cursou especializações em Educação de Jovens e Adultos (2000), Psicopedagogia (2004) e Análise Comportamental (2017).
Chegou a atuar como coordenadora em algumas escolas particulares, mas sua preferência sempre foi a escola pública pela oportunidade de conhecer histórias de vida de pessoas menos privilegiadas e pelo aprendizado que essas experiências lhe proporcionam. Em 2004, ingressou na rede Pública Municipal de Salvador como professora alfabetizadora, passando ao cargo de coordenadora em 2006 na mesma rede.
Uma vez aposentada, arranjou um jeito de continuar ensinando. Assim, criou o Programa de Orientação Educacional, que lhe possibilita contato direto com os alunos da escola que coordena.
Evangelizadora infantil, palestrante e escritora, criou o canal “Pró Lívia Chamusca” durante a pandemia para compartilhar mensagens motivacionais, vencer o tédio e dar continuidade à tarefa de evangelização infantil.
Dentre os professores que teve, merece destaque Jaime Barros, de Língua Portuguesa, que, com o domínio do conteúdo e o ensino amoroso, deixou inúmeras lições de vida para a autora, além de ter influenciado seu gosto pela leitura e escrita e encorajado a produção deste livro.