Francisco Cruz do Nascimento é arte-educador na Rede Pública Estadual da Bahia, ator, diretor, dramaturgo, licenciado em educação artística pela Universidade Católica do Salvador e mestre em ensino e relações étnico-raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia.
É também especialista em Estado e direito dos povos e comunidades tradicionais pela Universidade Federal da Bahia, especialista em teatro pela Universidade do Estado da Bahia, embaixador da diversidade do Baixo Sul da Bahia – NTE 06 e Taata Kabondu Magonleji do Nzo Caxuté, em Valença – BA.
Filho dos mestres da cultura popular de Ternos de Reis, Luiza Cruz do Nascimento e Silvano Francisco do Nascimento, Chico nasceu em 19 de dezembro de 1958, no bairro de Pernambués, Salvador – BA.
Em 2010, conquistou o nacionalmente premiado Referência em Gestão Escolar pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação. Em 2012, conquistou o prêmio estadual Luiz Tarquínio da Associação Brasileira de Recursos Humanos; o prêmio nacional Educar Para a Igualdade Racial do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades; o prêmio nacional Escola Voluntária, do Bandeirantes/Itaú Social.
A trajetória de Chico Nascimento Magonleji é marcada pela luta comunitária contra a invisibilidade e sociedade igualitário e justo, ao lado da família, sempre utilizando a linguagem do teatro para denunciar as injustiças sociais.