Como publicar seu livro conosco?

Existem algumas maneiras de se publicar um livro e cada uma delas tem as suas vantagens e desvantagens.

A maneira tradicional é procurar uma editora que se interesse pelo seu livro e que assuma todos os custos de edição e de produção do mesmo. Mas isso nem sempre é fácil de ser alcançado por autores iniciantes ou desconhecidos, pois o livro pode não ser considerado um investimento comercialmente viável pela editora.

A maneira alternativa e cada vez mais comum para muitos autores é fazer uma publicação independente. As vantagens de se optar por uma publicação independente são as seguintes: você poderá decidir sobre todas as características do seu livro (projeto gráfico, formato, tipo de papel) e também poderá definir o preço e realizar as vendas por conta própria, ficando com todo o lucro.

A Editora Recanto das Letras oferece a você todos os serviços necessários para publicar seu livro de maneira independente.

Quanto custa publicar um livro?

Os custos de edição e de impressão de um livro dependem de vários fatores, tais como o formato do livro, o tipo de papel, o tipo de capa, o tipo de encadernação, o serviço de revisão, a tiragem, entre outros. Portanto precisamos saber todos os detalhes para fazermos um orçamento preciso.

Como envio o meu texto original para a editora orçar?

Utilize nosso formulário de orçamento para fazer o envio do arquivo original e nos informar sobre outros detalhes. O arquivo pode ser em formato Word (.doc ou .docx) ou LibreOffice/OpenOffice (.odf). O envio do arquivo será essencial para que possamos determinar com maior precisão o número total de páginas que o livro terá depois de diagramado no formato adequado, mas caso você ainda não tenha o texto pronto, podemos fazer um orçamento aproximado, baseado no número de páginas que você acredita que o livro terá, com a ressalva de que não será um orçamento preciso, podendo haver mudanças posteriores para maior ou para menor.

O que precisa ter no meu texto original?

Para o orçamento ser preciso, é necessário que você envie todos os textos, imagens, figuras e outros elementos que serão incluídos, tais como dedicatória, agradecimentos, sumário, prefácio, entre outros. Caso você ainda não tenha todos esses elementos, apenas avise-nos sobre cada um, indicando a quantidade de espaço ou de páginas que você acredita que cada item tomará.

Como é feita a preparação e revisão de textos?

A preparação e revisão do texto é o primeiro processo de edição do livro. A profissional fará a leitura do livro na íntegra a fim de sugerir correções, seguindo as normas e padrões vigentes. E você, autor, poderá conferir todas as correções sugeridas através de um documento específico, que mostrará cada correção proposta. Você então poderá aceitar ou recusar cada uma individualmente.

É mesmo necessário fazer a revisão?

Umas das etapas mais importantes no processo de edição de um livro é a revisão do texto. Saiba que até mesmo os melhores escritores cometem erros. Por isso recomendamos que você não dispense o serviço de revisão. A qualidade final do seu livro depende também de uma boa revisão.

Quais formatos de livro vocês fazem?

Recomendamos normalmente os formatos 14 x 21 cm e 16 x 23 cm, pois economizam papel na hora da impressão e consequentemente o custo fica mais econômico. No entanto, também trabalhamos com formatos especiais, de acordo com o projeto ou com a preferência do autor.

Qual a encadernação dos livros?

A encadernação do livro pode ser feita com costura ou com cola PUR e ambas opções são de boa qualidade. Nossa recomendação é pela costura, no entanto o custo de produção com cola é mais econômico.

Que tipo de papel vocês utilizam?

Podemos mandar imprimir em todos os tipos de papel, sendo que os mais comuns são o offset, que é um papel branco e mais econômico, e o polén, que é um papel suavemente amarelado e que torna a leitura mais agradável aos olhos.

O livro é com ou sem orelhas?

Livros com um melhor acabamento tem orelhas, que são aquelas duas abas presentes na capa e na contracapa. As orelhas servem não só para marcar as páginas, mas também como espaço para a inserção da sinopse, da foto e minibiografia do autor ou de comentários sobre a obra. Contudo as orelhas aumentam um pouco o custo e, por isso, fazemos livros com ou sem orelhas, a critério do autor.

Como é feito o projeto gráfico? A editora que escolhe?

O projeto gráfico é o processo que deixa o original com aquela cara de livro. Nele é escolhido o formato do livro, as margens, as fontes utilizadas no corpo do texto, os títulos e subtítulos, além de todos os outros elementos estéticos que compõem o livro. O projeto poderá ser criado de acordo com o que você, autor, desejar. E é claro que poderemos lhe auxiliar na escolha do projeto gráfico mais adequado ao seu livro.

Diagramação. O que é isso?

Após a aprovação do projeto gráfico pelo autor, formataremos de acordo todo o conteúdo do livro. Esse é o processo de diagramação.

Vocês farão uma capa bonita também?

Sim. O projeto de capa poderá ser criado de acordo com o que você desejar, e poderemos sugerir um projeto que se adeque à temática do livro. A palavra final será sua.

Para a capa ou para o conteúdo nós usamos somente imagens licenciadas e de ótima qualidade. A partir da sua ideia para a capa, fazemos uma pesquisa e selecionamos opções de imagens para você escolher. Mas se você já tiver uma imagem em especial que dejeja usar, não há problema, desde que você possua os direitos autorais ou licença de uso e a imagem digitalizada tenha um mínimo de resolução e qualidade para ser impressa em papel. Oferecemos ainda a opção de criação de uma capa mais elaborada, com trabalho de ilustração ou composição digital de imagens. Há livros que pedem uma capa mais simples e conceitual e há livros que pedem uma capa com maior apelo visual. A capa pode ser impressa com acabamento fosco ou brilhante. O custo vai variar de acordo com cada projeto.

Vocês registram o ISBN e fazem a ficha catalográfica?

Sim, fazemos sempre ambos serviços. O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. A Ficha Catalográfica — CIP (Cataloging-in-publishing) — registra as características principais de uma obra.

Poderei avaliar e aprovar o projeto do livro antes de mandar imprimir?

Sim. Finalizadas todas as etapas do processo de edição, mandamos uma prova digital e/ou impressa para a sua aprovação. Aprovado o projeto, mandaremos imprimir o seu livro somente em gráficas de primeira linha, para garantir um resultado de excelente qualidade.

Quantos exemplares posso mandar imprimir?

Trabalhamos com pequenas tiragens, a partir de 50 exemplares, e também com grandes tiragens. Quanto maior for a tiragem do seu livro, menor será o custo por unidade, pois os custos com os serviços de edição e de impressão acabam sendo diluídos quando há uma maior tiragem. Então é muito provável que, ao comparar orçamentos para diferentes tiragens, você ache mais vantajoso imprimir uma quantidade maior da que considerou inicialmente.

Qual a vantagem da publicação independente?

As editoras, quando pretendem assumir integralmente os custos de produção de um livro, naturalmente implementam um processo burocrático e difícil para análise e aceitação dos originais. Além disso, nesses casos são as editoras que irão determinar a capa, o projeto gráfico, a tiragem e o preço de venda do seu livro, ficando com a maior parte dos lucros. Dependendo do seu objetivo, isso pode não ser o que você precisa ou deseja. A vantagem de produzir um livro com uma editora que lhe prestará o serviço de edição é que você irá determinar e aprovar cada processo e irá definir a tiragem e o preço de venda, e poderá vender os seus livros por conta própria.